Keynotes

Preston So

Acquia

A próxima década do Drupal

Enquanto o Drupal se aproxima à sua terceira década, estamos no limiar de uma mudança quântica na área de CMS, uma categoria de software que sempre tem evitado ser classificada. Ao mesmo tempo, tecnologias emergentes como sinalização digital, realidade aumentada, beacons, interfaces de conversação e dispositivos utilizáveis estão surgindo a uma velocidade mais alta do que a possibilidade de construirmos os interfaces precisos para gerenciá-las.

Atualmente há muito escrito sobre Drupal desacoplado e sua habilidade de ser um só nexo para o conteúdo — uma única fonte de verdade — e também uma ferramenta para manipular o mesmo — um CMS. Porém, precisamos enfrentar urgentemente a incongruência crescente no Drupal e outros CMSes com APIs: a capacidade dos desenvolvedores criarem experiências inovadoras em vários canais imprevisíveis está ultrapassando a capacidade dos editores não técnicos e profissionais de marketing os controlarem sem ajuda. Simultaneamente, a proliferação de novos canais está subvertendo consagradas noções de acessibilidade, estratégia de conteúdo, arquitetura de informação e experiência de usuário.

É hora de deixar de pensar no front-end do Drupal como parte fundamental da nossa arquitetura e em vez de um canal qualquer? E como seria se o Drupal fosse não apenas um sistema para montar sites, mas também uma oficina inteira para criar conteúdo destinado a várias experiências, seja conversacional, celular, de sinalização, de realidade aumentada ou completamente novas formas das quais nem ouvimos falar ainda? Como podemos aproveitar novas ideias como agnosticismo de canal, conteúdo como serviço e montagem de experiências?

Venha comigo através do passado, presente e futuro para desconstruirmos a história do Drupal, planejarmos possíveis percursos e dirigirmos o Drupal à sua próxima década.

Aceitando as mudanças, adaptandos-as para a evolução do desenvolvimento web

A única coisa que é constante é a mudança. O mundo mudou, infraestrutura mudou, o Drupal mudou, o PHP mudou, o desenvolvimento de sofware mudou, os times mudaram. O espectro do desenvolvimento web mudou muito nos últimos 10 anos, maneiras de resolver problemas foram melhoradas, coisas que eram normais no passado, já não são mais. Como as coisas mudaram nesses últimos anos? Para onde essas mudanças estão nos levando? E mais importante, como nos adaptar a essas constantes mudanças?

Nessa palestra vamos revisar as recentes mudanças dentro da área de desenvolvimento web, infraestrutura e os times, as dificuldades dessas mudanças, e como podemos resolver os velhos e novos problemas.

>